Lernu

lernu!

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Nós Perdemos ?

Lembro-me da década de 80, quando discutíamos inflamadamente sobre as duas então “soluções” para os problemas do planeta: capitalismo x socialismo. Naquela época nos degladiávamos discutindo se a comida e educação que seriam conseguidas com o socialismo, valiam a perda da “liberdade” que viriam com ele. Como pano de fundo dessas discussões, tínhamos a agonia da nossa ditadura, a reurbanização dos movimentos populares. A Campanha pelas Eleições diretas pra presidente, o medo de um novo golpe e então, diante de u milhão de pessoas na cinelândia, a certeza de que lutaríamos contra ele.

Os anos passaram. Num processo lento e doloroso, como torcedores de time ruim, vimos a então chamada esquerda, aquela que nos guiava e estava na frente de batalha das lutas da nossa juventude, finalmente vencer uma eleição. Não foi fácil. Fomos roubados em 89. Perdemos para a máquina e$tatal bem azeitada do FHC em 94. Mas chegou o dia em que, finalmente, ele venceu. Lembro do discurso emocionado da posse. Da esperança que se acendeu em todos nós. Não que, esclarecidos, pensássemos que teríamos a redenção dos males da pátria. Não que acreditássemos na suprema honestidade daqueles que chegavam ao poder. Mas havia a esperança. Essa esperança resumida brilhantemente na frase “ E a esperança venceu o medo..”.

Hoje, apenas 5 anos depois, percebo que estamos diante da pior política ambiental que já assolou este país, que os bancos lucram como nunca, que os programas sociais são descaradamente usados como propaganda política, e , o que é pior, é isso que determina sua qualidade, não seus resultados.

Mas, nem tudo está perdido. Esses vinte e poucos anos foram os anos de fortalecimento das instituições: Veja-se o MPF e a Policia Federal. Agora estamos finalmente em um Estado onde podemos exigir que se CUMPRA a lei.

Ainda não sei responder a pergunta do título... Se por um lado me envergonho com o que emergiu do poder exercido por aqueles em que eu sempre votei, por outro percebo uma luz, um caminho – O fortalecimento das instituições... Como disse o próprio Renan “ A luta continua”.

6 comentários:

Lu disse...

Estamos aprendendo... a democracia e o povo brasileiro amadurecem a cada paulada.

rogerio machado disse...

Mi nun leĝis vian blogon Helder, Vere mi ankau estis iom disrevita ĉe nuna brazila nacia registraro. Mi balotis en Lula.

Sed mi devas rekoni ke la maniero de plimulto de brazila popolo estas tute malbone, tute malpravo. Mi donas tiun ekzemplo. unu popolono balolis por prezidento Lula, por senadoro, balotis en unu senatorkandidato de PMDB Por nacia deputito balotis en unu de PP. por ŝata ĉefreĝistrano ("governador") balotis en unu kandidato de PFL kaj por ŝata deputito unu de PSB. Tuta fuŝa maniero de iu baloti. Tiel la nuna reĝistraro de Lula ne havas malstabla subtenado. PT ne konkeris elektiĝi nek 90 deputito, pro la malbona maniero de brazilana popolo baloti la reĝistraro devas akordi kun aliasj partioj pro tio devas fari kiuj ni brazilanoj konas Fisiologismo. kiu estas doni oficoj en ministerioj kaj sekretario, por eble ke tiuj partioj apogas la nuna reĝistraro por baloti en nacia kongreseĵo favore lula reĝistraro.

Okazas ke multaj anoj de fisiologismaj partioj estas fipersonoj kiuj partoprenas de finegocoj kaj aliaj malbonaĵoj. pro la efiko me publika ministerio kaj nacia polico. Ili ofte malkovras fiagoj de tiuj personoj. en konsekvenco de tiu la imago de PT reĝistraro turnigxas malbona. kaj malfaciliĝas ankaux la efiko de lula regxistraro. pro tiu kontrolisto de sekretarioj kaj ministerioj uzas monoj de malsimila maniero ol PT. malbonas uzi la monoj por fari aferoj kontraux kontrau etiko. Bedauxrindege

Helder Marques disse...

Jes, vi pravas... Nia demokracio estas tro juna... Sed, mi pensas ke ankaux ekzistas fipersonoj cxe la PT... Personoj kiu uzas la politikaaferoj pos ili mem...

Valdira disse...

Pois é... nos decepcionamos mais quando o que de pior há vem exatamente do lado que estávamos. É aquela velha história: só um amigo é capaz de te magoar tanto... às vezes me sinto roubada, afinal tive a esperança furtada na calada da noite.
A divisão do IBAMA, de forma tão autoritária e cheia de conchavos, só reforçou esta idéia.

maristela disse...

Helder, bom te "descobrir". Tenho uma grande amiga esperantista que atré agora não venceu minha inércia para me levar para suas aulas.
|Sobre a matéria do Figaro lá no meu blog: não me incomoda expor nossas feridas que não ignoro mas sim a parcialidade. Exploradores e explorados existe em todo canto, mas nem tudoo é bem ou mal. Não gosto da genrtalização tampouco creio qwue quem faz dinheiro sempre é vilão, assim como quem é pobre é sempre vítima.
Sobre este teu post: sou da geração que viveu o regime de 64 e o surgimento do MDB, para mim a verdadeira esquerda. O PT nunca me fascinou, por seu populismo e radicalismo que hoje se mostra como realmente é - um herdeiro de velhas correntes já sepultadas com olho ytão somente no poder, igual cachorro que corre atrás do pneu do carro sem saber o que fará com ele quando o cvonseguir. Estou lonkando você.
abraços

. disse...

Saluton Eŭ :)
Bedaŭrinde mi ne scias kion vi skribas.. :-( Skribu iomete Esperante ankaŭ. Eĉ kelkajn frazojn.