Lernu

lernu!

sábado, 29 de setembro de 2007

Leitores de ebooks no PDA


Ontem estava passeando no blog da Bia Kunze, a Garota sem fio , e me deparei com um ótimo review (como sempre) do programinha Repligo. O Repligo é uma alternativa para visualizar arquivos em Palms ou Pocket PCs. Experimentei e adorei o programa. A adaptação das imagens para a telinha é excelente e as opções de leitura por fluxo de texo permitem que nada seja perdido: É possível ver as imagens, ler as legendas e seguir o fluxo do texto entre páginas sem dificuldade. Os visualizadores do formato repligo (.rgo) são gratuitos, mas o conversor custa U$ 29,95. Fico pensando: Ele deve ser realmente bom e útil, para competir com o formato PDF que possui conversores gratuitos! Minha experiência com o formato PDF no Pocket não é boa: É um saco ficar mudando a taxa de zoom para conseguir ver figuras e seguir o texto! Além disso, no leitor da ADOBE as imagens ficam meio borradas... Assim resolvi usar o Repligo para ler os livros com imagens mescladas ao texto em formato PDF (grandes livros ilustrados, por exemplo). O grande teste foi converter o livro Cosmos, Carl Sagan, do formato PDF para o .rgo. Foi rápido e não houve nenhuma perda de conteúdo ou formatação. Uma beleza! Avanço pelas páginas de texto, leio as legendas das fotos e visualizo as imagens maravilhosas do livro na telinha!

Quando tenho um livro sem fotos, como a maior parte da literatura não técnica, eu utilizo o programa Ubook. Uma das grandes vantagens do Ubook é sua capacidade de ler vários formatos: o pdb (nativo da Palm), txt, rtf, html e PDF (sem as imagens) outra coisa muito boa é que ele abre arquivos zipados diretamente! Isso é uma mão na roda pra quem não tem cartão de expansão! O Ubook ainda oferece uma série de skins (gratuitos), que é para o leitor não achar que todos os livros têm a mesma cara... Te permite ver a capa do livro, e ainda é visualizador de fotos. Outra vantagem: Possui um modo de leitura dinâmica, em que cada linha é "acesa" a uma velocidade controlável: Assim, o leitor pode ajustar para a sua própria velocidade de leitura.
É ótimo: Simples, leve, interface bonita e barato! Na verdade, se você não quiser comprar a licença por apenas U$ 15,00, é só não se incomodar com uma mensagem solicitando registro a cada 2 ou 3 páginas de leitura. Dizem os próprios desenvolvedores que existem licenças flutuando pela internet...

2 comentários:

maristela disse...

Oi, Helder. O bom de a gente conversar com a "nova geração" é que sempre se aprende coisa interessante. Vou atrás do Repligo. Excelente dica e generosidade de você dividir com todos.
abraço

Helder Marques disse...

Essa de "nova geração" foi boa... Acho que frequentamos o primário juntos, moça!
abraço!