Lernu

lernu!

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Livros... No PDA!

Essa história de ler livros no PDA é simplesmente maravilhosa. E pensar que tudo começou absolutamente por acaso: Eu jamais compraria um Palm ou Pocket PC antes... Considerava um desses brinquedos de luxo, uma maneira de esbanjar dinheiro... Essas coisas. Um belo dia, um amigo que andava sempre com um velho Palm pra cima e pra baixo, abandonou o bichinho num canto porque estava com defeito. Eu, curioso que só, fucei e descobri que bastava calçar a pilha... Meu amigo, que havia inventado o defeito como desculpa para comprar um mais novo, me deu o velhinho de presente. Bom, de graça... Comecei a colocar livros que encontrava na internet e pronto: Num instante li tudo que ficava olhando nas livrarias, aqueles livrinhos de consumo, que voce sempre pára pra pensar se vale a pena gastar 45 reais pra ler... Assim li tudo do Dan Brown, li vários do Harry Potter...
Agora tenho um Pocket PC, Dell, uma pequena maravilha...
Acabei de ler O Físico, Noah Gordon (maravilhoso, inteligente qualquer hora escrevo um post só pra ele) e estou lendo o segundo livro da trilogia Eragon (que aliás o filme estragou!).
Ah... Aqueles que alegam que os livros eletrônicos diminuem a venda de livros, na minha opinião estão enganados! Observei que passei a COMPRAR mais livros. Na verdade, é mais fácil presentear as pessoas com livros de papel, claro... E nada melhor do que presenteá-las com algo que voce já leu, já conhece... Além disso, acho que ler é meio compulsivo... A facilidade de ler em qualquer lugar me reacendeu esse velho hábito. Agora compro mesmo os livros em papel, tipo compra por impulso, quando estou numa livraria e vejo algo que me interessa.

7 comentários:

Valdira disse...

Amei seu blog! E esta história de ler livros por meio digital é realmente surpreendente. E concordo quando diz que não se compra menos livros por isso. Eu li "O Çaçador de Pipas" por meio digital e, como ele é encantador deu vontade de dar de presente para todos os amigos! Minha prima foi a primeira presenteada.

Lu disse...

Li poucos livros no pda até hoje, um pouco pelo desconforto e um pouco porque ando mesmo lendo menos do que gostaria. Realmente, é uma mão na roda, especialmente em filas.

Anônimo disse...

olá
não é muito cansativo ler no PDA?

Helder Marques disse...

Não.. Uso um programinha muito bom, que redimensiona os tipos e controla os fundos, a luminosidade... Na verdade, parece que estou lendo no papel. O programa é o ubook da grownpoint.

Helder Marques disse...

Ops... é Gowerpoint!

Parisienne du Tropique disse...

Olá Helder, amei seu post sobre ler livros num PDA, eu tenho um Qtek 2020i, eu muito queria ler livros nele, eu sei que pra começar eu tenho que colocar um cartão memória nele pra aumentar sua capacidade, porque ele só 128 MBytes de RAM!
Mas que carta eu compro? Qual a melhor e acima de tudo, compatível com ele?
Desde de já, agradeço sua atenção.
Fico no aguardo!
Um abraço!

E amei seu blog!

Helder Marques disse...

Oi!
Obrigado pelo simpático comentário! Espero poder te ajudar a ler com seu Qtek. Pra começar, compre um cartão de memória do tipo SD. A sua maior preocupação é com a capacidade. Eu explico: Existem basicamente dois tipos deferentes de tecnologias em cartões SD. Os mais modernos são do tipo SDHC, que permite altas capacidades, 8, 16, 32 gb... O seu dispositivo, pelo que pesquisei, roda o Sistema WM 2003 SE, que NÃO lê cartões SDHC. Assim, a menos que vc tenha mudado de sistema operacional, compre um cartão que não tenha essa tecnologia. Os maiores SD não SDHC chegam a 4 gb, mas um cartaozinha de 2gb ou mesmo 1 gb será mais que suficiente para que vc armazene seus livros. O outro ponto será um soft de leitura para o PDA. No meu post eu falo sobre as opções e, acredito, que será um bom guia para escolher seus leitores.
No mais, estou a sua disposição!
Ah, gostei muito do teu Blog, ainda nao conheço a Europa, mas adorei Manaus.
Abraços,
Helder